8 de abril de 2011

LEGALIZAÇÃO DA MACONHA ( LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO )

TER UMA OPINÃO FORMADA ACERCA DA LEGALIZAÇÃO DA MACONHA É UMA MISSÃO BASTANTE ÁRDUA, PRINCIPALMENTE POR EXISTIREM INTERESSES SOCIAIS E ECONÔMICOS OCULTOS NA DISCUSSÃO. FOI-SE O TEMPO EM QUE A MACONHA ESTAVA RELACIONADA APENAS COM A "MALANDRAGEM", HOJE JÁ VEMOS POLÍTICOS, ARTÍSTAS E PESSOAS DE TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE ASSUMINDO SEU USO OU DEFENDENDO O MESMO.

PARTICULARMENTE ACREDITO QUE ESTE É UM TEMA QUE PRECISA SER DISCUTIDO À EXAUSTÃO. REFLETI MUITO ATÉ CHEGAR A CONCLUSÃO DE QUE A LEGALIZAÇÃO DA CANNABIS NÃO SERIA UMA BOA IDÉIA NO BRASIL, MAS ME DEFRONTEI COM ARGUMENTOS A FAVOR BASTANTE CONVINCENTES, RESSALTANDO DENTRE O DE QUE "A PROIBIÇÃO ATENTA CONTRA A LIBERDADE DE CONSUMO". ME ATIVE POR VÁRIAS HORAS A ESTA REFLEXÃO, ATÉ LEMBRAR-ME DO TEXTO DE MANOEL JOÃO GOMES, EM SEU "PREFÁCIL DIFÍCIL APESAR DA AJUDA DE MONTAIGNE", ONDE ELE DIZ QUE " A LIBERDADE INDIVIDUAL É SÓ AQUILO QUE O PODER, ATRAVÉS DAS SUAS MÁQUINAS DE PROPAGANDA, HOUVER POR BEM CONSIDERAR LIBERDADE ".

PENSANDO AINDA PELO PRISMA DA LIBERDADE DE CONSUMO, SERIA BASTANTE CONVENIENTE PARA A INDÚSTRIA DO TABACO A LEGALIZAÇÃO DA POPULARISSÍMA CANNABIS, E REALMENTE ACREDITO QUE EXISTE UMA INTENÇÃO ECONÔMICA POR TRÁS DA DISCUSSÃO, MAS O QUE REALMENTE VALE RESSALTAR SÃO OS IMPACTOS SOCIAIS QUE A LIBERAÇÃO DE UM PSICOTRÓPICO PODE TER.

NÃO TENHO CONHECIMENTO DE CAUSA PARA AFIRMAR SE A MACONHA CAUSA OU NÃO DANOS A SAÚDE, MAS POSSO SEGURAMENTE DIZER QUE OS CRIMES QUE O TRÁFICO DE DROGAS FINANCIA NO MUNDO INTEIRO, NÃO GERAM LIBERDADE ALGUMA. E ACHO POUCO PROVÁVEL QUE A LIBERAÇÃO DO CONSUMO DA MACONHA ENFRAQUEÇA O TRÁFICO DE DROGAS (PONTO BASTANTE FALADO PELO MOVIMENTO PRÓ-LIBERAÇÃO), O TRÁFICO ESTÁ SEMPRE SE APERFEIÇOANDO, UMA SUBSTÂNCIA INVENTA OUTRA.

SERÁ QUE UMM PAÍS QUE AINDA NÃO CONSTRUIU UMA BASE RESISTENTE (LEIA-SE EDUCAÇÃO E SAÚDE), PODE ARCAR COM O PESO E A RESPONSABILIDADE DE TAL DECISÃO? LEGALIZAR OU NÃO A CANNABIS SATIVA? PORQUE NÃO COMEÇARMOS PELA DESPENALIZAÇÃO DO USUÁRIO HABITUAL? JÁ TEMOS DROGAS LÍCITAS DEMAIS CUMPRINDO EXEMPLARMENTE O SEU PAPEL DE DESTRUIR PESSOAS, TEMOS FAMÍLIAS INTEIRAS VÍTIMAS DA LIBERDADE DE CONSUMO.



POR: JÔ FREITAS

3 comentários:

Paulo disse...

Alguns pontos... nos EUA a principal financiadora de movimentos contra a legalização é a indústria de tabaco (junto com de bebidas e farmacêutica), já que poderiam perder mercado. Sobre o tráfico, é difícil alguém "inventar" outra droga que substitua a maconha, já que ela é uma planta, e mesmo se o fizessem, não seria o mesmo público que compraria a tal nova droga, já que os efeitos das drogas são diferentes, e o tráfico (ainda mais o brasileiro) não "inventa" drogas assim, as que existem atualmente ou são naturais, ou foram inventadas em laboratórios por cientistas europeus a um bom tempo. Acredito que o país esteja preparado sim, já que lhe dá com o álcool, que é uma droga bem mais pesada.

Jô Freitas disse...

É ISSO AÍ PAULO, TEM MAIS É QUE DAR A SUA OPINIÃO.OUVIR OPINIÕES CONTRÁRIAS A MINHA ME FAZ REFLETIR SEMPRE SOBRE COMO NINGUÉM, EM ASSUNTO ALGUM TEM RAZÃO ABSOLUTA. ACHO Q NÃO ENTENDEU EXATAMENTE O Q QUIS DIZER, MAS ME FEZ PENSAR. OBRIGADA PELO COMENTÁRIO, FIQUE À VONTADE SEMPRE.

Mirian disse...

Ola,concordo com a autora do texto,o Brasil é deficiênte,em saúde e em educação,que são as principais bases de uma boa sociedade.Como um pais que não tem essas tais bases,pode legalizar a Cânabis?Todos sabem que na Jamaica,Holanda e entre outros paises,é liberado ou pelo menos controlado,o uso da maconha,mas há uma dúvida,os outros tem uma forma de governo diferente do Brasil,portanto não devemos legalizar uma droga,com base em outros paises,na minha opnião,o governo deve priorizar a saúde e a educação,e depois,o governo e a democracia,legalização o uso.